Tour de praias do Rio de Janeiro litoral de Copacabana até Grumari
Um tour panorâmico por 12 praias do Rio e alguns mirantes em uma extensão de 45 km. Descubra o Rio que que ninguém falou para você!
As praias do Rio de Janeiro vão muito mais além do que a Zona Sul. Serão quatro horas conhecendo mirantes, praias e bairros importantes e inesquecíveis na cidade.
![]() |
12 praias e 45 kms de extensão em praias e lugares que você nunca viu falar |
Esta pode ser a dica que esperava para programar um passeio diferente. Aproveite e curta muito este tour de praias do Rio de Janeiro por locais incríveis e tão pertinhos.
Tão pertinho e nunca conheceu? Está ai, este é um roteiro que vai de Copacabana até Grumari, a costa do Rio de Janeiro. Os visitantes acostumados a ver na mídia apenas as praias da Zona Sul do Rio nem se dá conta que existe um paraíso a ser descoberto por muitos "as praias do litoral norte do Rio de Janeiro". Com exclusividade a Rio40graus Turismo mais uma vez inovando e focando no cliente de bom gosto, vai
disponibilizar em sua loja virtual www.cliqueseguro.com a compra do passeio.
Sobre tour de praias do Rio de Janeiro
A Rio 40Grus Turismo é uma empresa de turismo receptivo no Rio de Janeiro que tem quase 20 anos de experiência e está preparada para oferecer os melhores serviços para seus clientes.
Conhecendo mais sobre o roteiro do tour de praias do Rio de Janeiro
Praia de Copacabana
Inicialmente toda aquela região de Copacabana era chamada de "Saconpenapá", que em tupi significa: o barulho e o bater de asas dos socós.No início do século XX, a praia de Copacabana começou a ser frequentada. Logo após a abertura de várias ruas, com a chegada do bonde e os túneis que surgiram para ligar o Centro da Cidade do Rio de Janeiro a praia.
Durante muito tempo o bairro foi habitado por pescadores que viviam em palhoças.
Só no século XVII, com a inauguração de uma pequena igreja no local, uma homenagem a Nossa Senhora de Copacabana que então o nome mudou para "Copacabana".
A praia de Copacabana foi palco de grandes shows internacionais e nacionais, como o show dos Rolling Stones 2006 e a gravação do DVD da cantora Claudia Leitte em 2008.
![]() |
Praia de Copacabana, uma das mais famosas do mundo. |
Praia de Ipanema
Antes da colonização essas terras eram apenas frequentado por alguns habitantes da aldeia Kariané.As terras pertenceram a Charles Le Blond. Ele vendeu os lotes do bairro para Francisco José Filho, que em 1878 por sua vez vendeu ao conde de Ipanema.
O bairro foi fundado em 1894 pelo comendador José Moreira. O bairro é considerado um dos mais nobres da cidade do Rio de Janeiro.
Em 1894, algumas praças como Floriano Peixoto, hoje conhecida como General Osório e Coronel Valadares, hoje a Nossa Senhora da Paz e algumas ruas como Prudente de Morais e 20 de Novembro, hoje Visconde de Pirajá, a Avenida Vieira Souto, foram abertas e era chamado de Villa Ipanema.
Em 8 de julho de 1906, algo curioso aconteceu nas areias da praia. A praia de Ipanema foi palco de um duelo de dois opositores que estavam tentando lavar suas honras a bala.
O posto 9 da praia de Ipanema é considerado um ponto de encontro de jovens e é muito frequentada por celebridades.
![]() |
Praia de Ipanema, bairro que dita a moda Carioca. |
Praia do Leblon
Em 1845, o Leblon era uma fazenda de gado e pertencia a Bernardino José Ribeiro, que também explorava a pesca de baleias pela Empresa Aliança.O Leblon foi loteado no século XX. Em 1918, ocorreu a primeira ligação pela praia com Ipanema, depois por meio de uma ponte ligou as avenidas Av. Vieira Souto, em Ipanema, e a Rua Delfim Moreira, no Leblon.
![]() |
Leblon, Zona Sul do Rio |
Mirante do Leblon
Fica no final do calçadão da praia Leblon, perto da subida da Av. Niemeyer.No mirante do Leblon é possível ver uma vista panorâmica das praias do Leblon, Ipanema e Arpoador. A atração dos turistas é ver o pôr do sol ou o mar de ressaca do mirante.
Os quiosques no local vendem água de coco ou até mesmo uma cerveja bem gelada e petiscos.
![]() |
Mirante do Leblon, hoje é um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro |
Av. Niemeyer
Em 1912, o professor Charles Armstrong com interesse em facilitar a ida a escola que dava aula na Chácara do Vidigal, construiu uma estrada de 1 Km.O Prefeito Paulo de Frontin no ano de 1919, ele mandou alargar a estrada e a prolongar, transformando-a assim na que é hoje a Avenida Niemeyer, uma homenagem ao Comendador Conrado Jacob Niemeyer.
A auto Estrada da Lagoa-Barra só foi aberta em 1970, fazendo com que o acessso fosse facilitado e o bairro passou a ser ocupado.
A Av. Niemeyer já foi um local onde, em tempos atrás, havia corridas de "baratinhas", quando ela ainda era um trecho do Circuito da Gávea.
É uma das principais vias que liga o bairro do Leblon ao bairro de São Conrado.
Em 2012, a comunidade passou a ser atendida pela unidade de polícia pacificadora, a 19ª UPP da cidade com cerca de 238 policiais.
![]() |
Avenida Niemeyer, marcante pelas corridas de carros |
Comunidade do Vidigal
O Vidigal é um bairro da Zona Sul, localizado entre os bairros do Leblon e de São Conrado, em cima do Morro Dois Irmãos.O nome Vidigal no Primeiro Império era sinônimo de poder na cidade.
A Comunidade do Vidigal ganhou este nome como presente dos monges beneditinos ao ex-comandante da Polícia Militar no século XIX, o major Miguel Nunes Vidigal, um dos homens mais influentes no Rio de Janeiro.
Em 1940, a comunidade foi ocupado por alguns barracos de pessoas sem condições de se manterem e deu origem a comunidade de hoje.
![]() |
Vidigal, uma das melhores vista do Rio, acesso pela Av. Niemeyer |
Praia de São Conrado
Ponto de chegada para quem pula da Pedra Bonita de asa delta ou paraglider.A Praia de São Conrado era chamada de Praia da Gávea, pois a mesma fica nos pés do rochedo de pedra que predomina a paisagem montanhosa da área.
![]() |
Praia de São Conrado, famosa pelos voos livres e a Rocinha |
Comunidade da Rocinha
Localizada entre os bairros da Gávea e São Conrado, a comunidade da Rocinha foi criada em 18 de junho de 1993, com limitações feitas a partir da Lei nº 1995.As terras foram adquiridas por imigrantes portugueses e espanhóis. Em 1930, o local onde hoje fica a Comunidade da Rocinha era uma fazenda de gado.
A origem do nome dá-se de quem na primeira metade do século XX, além da plantação de café o local havia muitas plantações de legumes e verduras e estes alimentos eram vendidos pelos moradores.
O trajeto do Circuito da Gávea também passava pela comunidade antigamente.
Em 2012, a comunidade recebeu a 28° UPP e assim a comunidade se viu livre dos abusos de traficantes e venda de drogas daquela região.
![]() |
Favela da Rocinha, era uma fazenda de gados e logo após passa também uma parte do circuito de corridas de rua. |
Estrada do Joá
A Estrada do Joá fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro e foi construída em 1929. Uma das principais ligações do bairro de São Conrado a Barra da Tijuca.Mesmo com a Av. Niemeyer pronta não havia estrada para os veículos que ligasse São Conrado ao bairro da Barra da Tijuca.
Foi então que em 1968, começou a construção do elevado da encosta do Joá para ligar a Zona Sul a Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
![]() |
Estrada do Joá, era o único acesso para região que hoje é a Barra da Tijuca. |
Mirante do Joá
No mirante é possível ver a Praia de São Conrado, Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos.Em 2012, o parapeito do mirante foi restaurado e hoje tem um mosaico de azulejo.
![]() |
Mirante do Joá. |
Ilha da Gigóia
A maioria dos caricas não conhece, talvez pelo fato de estar escondidinha atrás dos prédios na Barra da Tijuca.Um local calmo no meio da agitação do resto do bairro. O acesso é feito de barco e balsas.
![]() |
Ilha da Gigóia, na entrada da Barra. |
Praia da Barra da Tijuca
Praia que vai da avenida Sernambetiba, na Barra da Tijuca até o Recreio dos Bandeirantes.
Antigamente era um enorme areal, tinha vegetação típica de restinga, sem nada. A Barra da Tijuca já foi considerada o "Sertão Carioca".
Em 1667, a Barra da Tijuca foi doada a religiosos beneditinos. Eles implantaram engenhos em Vargem Grande, Vargem Pequena e Camorim.
A praia da Barra da Tijuca é considerada a maior do Estado do Rio de Janeiro, já que são quase 18 quilômetros de comprimento.
![]() |
Praia da Barra da Tijuca, a maior em extensão. É considerada a Miami Brasileira. |
Praia da Reserva
Está localizada entre a Barra da Tijuca e a Praia do Recreio dos Bandeirantes e fica dentro de uma Reserva Ecológica.
Recebeu o nome de praia da reserva porque fica na Reserva Ecológica.
O diferencial desta praia é o fato dela ser cercada por vegetação litorânea. É um ótimo local para fazer luau durante a noite.
Possui alguns quiosques e é muito frequentada por famosos que moram próximo.
![]() |
Praia da Reserva, ótimo lugar para ir a praia com tranquilidade. |
Praia do Recreio
Praia com onze quilômetros de extensão, e mesmo com quiosques, ciclovia e pista de cooper, é pouco frequentada.
O bairro do Recreio dos Bandeirantes antes era um local com um vegetação nativa, tinha restingas, muito areal e pântanos, uma verdadeira roça. Talvez por isso permaneceu isolada por tanto tempo.
![]() |
Recreio dos Bandeirantes, um bairro que continua crescendo. |
Praia do Pontal
A praia começa na Reserva Biológica, na Barra da Tijuca e segue até o Pontal de Sernambetiba. O local foi batizado de Pontal Tim Maia, uma homenagem ao cantor.
![]() |
Praia do Pontal, totalmente transformada, mas continua linda. |
Praia da Macumba
Popularmente conhecida como "Praia da Macumba", a Praia do Pontal de Sernambetiba, faz parte do Bairro Recreio dos Bandeirantes.O nome da praia se deu após muitos adeptos de religiões como Umbanda e o Candomblé, eles tinham o costume fazer suas oferendas no local.
![]() |
Praia da macumba, continua um paraíso. |
Mirante do Roncador
Mirante do Roncador fica na avenida Estado da Guanabara. Tem uma vista paranômica da Barra e do Recreio.
Logo embaixo, fica a Praia do Roncador, é pouco conhecida, por ficar fora da vista das pessoas.
Da Pedra do Roncador, é admirado por praticantes de pesca e é um excelente local para se admirar todo o litoral. Quem não conhece o local a dica é não ir até a Pedra porque é perigoso.
Mar, montanhas e muita vegetação, um lugar repleto de belezas naturais no meio da cidade grande.
![]() |
Mirante do Roncador, logo após a praia da Macumba para chegar na Prainha. |
Prainha
É uma praia um pouco mais reservada, vale uma visita pela bela vista do mar com rochas que completam o cenário, e um ótimo local para deslumbrar um pedaço de Mata Atlântica.
A prainha fica protegida por morros, pedras e muita vegetação de Mata Atlântica nativa. O fascinante desta praia são as areias claras, as águas cristalinas e a pequena manancial de água doce.
A praia faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental), e tem proteção florestal permanente. Tem uma área da Mata Atlântica preservada ao redor da praia.
![]() |
Prainha, antes seu acesso era apenas por trilhas. |
Abricó (Praia de Nudismo)
A praia Abricó fica perto de Grumari, na Barra da Tijuca.Desde de 1940 os visitantes vão a praia Abricó para desfrutar da vivência do Naturismo.
Em 1992, após abrirem a Avenida Estado da Guanabara o acesso a praia foi mais fácil e possibilitou outras pessoas conhecerem este local.
É atualmente é a única praia do Rio de Janeiro que pode ter a prática do naturismo e está afiliada à Federação Brasileira de Naturismo (FBrN).
![]() |
Abricó, nossa praia de nudismo. Tem apenas 270 metros de extensão. |
Grumari
O nome tem origem indígena “CURU” (seixos, pedras soltas) e “MARI” (que produz água).
Grumari foi descoberto no século XVIII, quando um fazendeiro, Francisco Caldeira de Alvarenga, filho de João Caldeira, assumiu o controle daquela região. Francisco deixou para os descendentes a sua Fazenda do Grumari Grande.
No século XIX a plantação de café e de mandioca estava se desenvolvendo naquela região, com a decadência do café, alguns bananais foram plantados.
Na década de 60, como resultado do exôdo rural, a região de Grumari ficou praticamente vazio.
Grumari é considerado um verdadeiro paraíso que atrai muitos visitantes durante o ano inteiro.
Fica depois da praia da Macumba e é separada por um morro, o acesso é especialmente feito de carro ou pode ser a pé, mas a caminhada é grande.
![]() |
Praia de Grumari, como Prainha, antigamente seu acesso se dava por trilhas apenas. |
Point de Grumari
O restaurante é especializado em peixes e frutos do mar e é uma ótima opção de almoço pós-praia.Local bom para tomar um bom chope, ou caipirinha e caipivodcas com as frutas da estação.
Funciona de Segunda a Sexta: 11:30 ás 18h e Sábado e Domingo e Feriados: 11:30 ás 19h.
![]() |
Restaurante Point de Grumari, esta entre os melhores do Rio. A vista do local não tem preço. |
Quem faz o tour de praias do Rio de Janeiro?
Agência de passeios Turísticos no Rio de Janeiro:Nome: Rio40graus Turismo (21) 3208 2090 / (21) 8338 4991
Site: www.rio40grausturismo.com.br
E-mail: reservas@rio40grausturismo.com.br
Tour de praias do Rio de Janeiro fotos
![]() |
Copacabana antigamente |
![]() |
Praia de Copacabana |
![]() |
Praia de Ipanema na década de 40 |
![]() | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Praia de Ipanema em 1980 |
![]() |
Praia do Leblon em 1953 |
![]() |
Av. Niemeyer originalmente seria uma ferrovia |
![]() |
Av. Niemeyer |
![]() | |
Estrada do Joá em 1944 |
![]() |
Praia de Grumari |
![]() |
Vista do mirante do Leblon |
![]() | |
Vista do mirante do Roncador |
Ilha da Gigóia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário