É preciso entender o contexto atual de Cuba
Quem viaja para Cuba deve entender que o turismo neste país é algo relativamente novo. Por esse motivo, o nível de serviço nas atividades que envolvem o recebimento de turistas ainda não está plenamente maduro e estabelecido. O resultado é um atendimento por vezes excepcional e, em outros momentos, deficiente, o que requer em algumas situações paciência e compreensão do visitante. Isso, entretanto, não chega a ser algo que comprometa a viagem.
Cuba não é tão pequena
A primeira característica que chama atenção quando o planejamento de uma viagem a Cuba se inicia é o tamanho da ilha. Cuba é maior que Portugal. Há 14 províncias no país e pelo menos umas 6 cidades de tamanho considerável que merecem uma visita. Além do balneário de Varadero há ainda dois grandes arquipélagos que também são merecedores de atenção: Cayo Largo e Jardines del Rey. Para ir para estes lugares, porém, é necessário pegar um avião.
Dinheiro
O turista que visita Cuba trocará seu dinheiro por CUCS (também chamado de pesos pelos cubanos, mas na realidade eles estão se referindo a CUCS). O melhor local para trocar seus valores por CUCS são as casa de câmbio, denominadas Casedas. Hotéis cobram uma taxa adicional na troca. Em termos de cotação, 1 dólar vale cerca de 0,90 CUC (o dólar sofre um deságio automático de 10% em Cuba) e 1 euro vale cerca de 1,23 CUC. Portanto, vale mais a pena levar euros, e não dólares. A moeda nacional, utilizada pelo povo cubano, vale 24 vezes menos que o dólar, ou seja, muito pouco. O turista raramente tem contato com esta moeda.
Fazer turismo em Cuba é, de modo geral, barato. Hotéis e restaurantes têm preços razoáveis. Cuba não é país para compras (por motivos óbvios) e, portanto, a viagem é, naturalmente, sem grandes gastos. Meu hotel (Hotel Raquel em La Habana Vieja) tem uma tarifa média de diária de 50 euros. Um almoço ou jantar em um bom restaurante em La Habana Vieja sai, na média, por 20 CUCS, ou seja, cerca de 40 reais.
–> HAVANA
[Havana]
A cidade necessária e obrigatória, pelo menos para uma primeira viagem à Cuba é, obviamente, Havana.



Com 2,4 milhões de habitantes, Havana é cidade para ser explorada com calma e com olhar atento.
A parte mais antiga, La Habana Vieja, é onde a maioria dos melhores hotéis está localizada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário